quinta-feira, 12 de julho de 2007

Protocolo n° 4

Iniciamos o encontro de n°4 com uma conversa sobre as atividades já realizadas anteriormente e discutindo os reflexos que elas nos trouxeram. Foram abordados os temas dos protocolos anteriores, além de claro, discutirmos " que cor tem a bendita bolinha?"... rs...
Enfim, pelo menos concluímos que ela é peluda. : É bom ressaltar que juntos entendemos a diferença entre o jogo e o exercício. Exercício é o que não requer sua atenção presente, sua entrega de pensamento e raciocínio. Exercício é temporal e não pede muita entrega além do físico. Já o jogo pede prática mental, entrega de raciocínio e é infinito.
O primeiro jogo foi a massagem em dupla, onde uma pessoa era a receptora e a outra era protagonista da proposta, a massagem se iniciava na cabeça do receptor e ia até os pés. O mais importante no jogo era que quem recebia a massagem deveria estar consciente das sensações e de como isso refletia em sua respiração e atenção pelo corpo e deixar que o ar saísse pela área massageada. Depois houve a troca de lugares, quem recebia passou a fazer a massagem e assim por diante. Após finalizarmos este jogo, houve alguns minutos para a dupla discutir sobre o mesmo.

Então outro jogo foi proposto, trocaram as duplas e iniciamos o jogo do espelho, onde uma pessoa fazia um determinado movimento e o outro copiava, após essa etapa a proposta passou a ser as duas pessoas fazerem o mesmo movimento sem ninguém comandar ou precisar imitar o outro. Os movimentos surgiam e entravam em sincronia com o da outra pessoa, isto sempre trocando as duplas, até que entraram mais pessoas e formaram-se grupos.

Com esse mesmo grupo, foi sugerido outro jogo, o grupo definiria um lugar em que todos estivessem em movimento e se apresentariam, mas na hora da apresentação, uma surpresa! Ninguém sabia que existiriam assuntos a serem comentados enquanto estavam em cena, em alguns grupos surgiu a dificuldade de falar coma mesma intensidade com que contracenavam.

Após terminarmos, fizemos o círculo novamente para discutir todos os jogos propostos. As maiores dificuldades encontradas dentre todos os jogos foram: no jogo do espelho foi respeitar o limite físico alheio, manter os olhos fixos nos olhos do companheiro e manter sincronicidade.

Já no jogo dos grupos, a maior dificuldade foi a surpresa de improvisar com temas absurdos... rs, o grupo deveria estar com a mesma disposição e nem sempre isso acontecia, alguns desistiam antes de terminar o jogo.

Sentimos que os grupos foram decaindo, o primeiro grupo foi bem: por manter o tom de voz realmente dentro de um gira-gira. O segundo grupo foi regular: conseguiram manter o assunto em cena. O terceiro grupo foi bem: apesar de ninguém conseguir entender qual era o ambiente em que estavam. Já o ultimo grupo não foi tão bem assim: Ninguém falava nada, as pessoas não estavam em sincronia, talvez pelo cansaço de correrem tanto, ficou nítido que queriam que aquilo acabasse logo. Amém!

Após isso, cantamos novamente as músicas, na música "Terra meu corpo... rs" foram montados grupos de vozes e não achamos que a Natalia deveria ter saído! (Volta Natalia, canta que Terra é seu corpo).

Ontem, quarta, não tivemos aula, apesar de postarmos esse protocolo em cima da hora, esperamos que todos leiam.

Ana + e Renato Buh!

Fogo, nosso espírito!

4 comentários:

Paula Carrara disse...

Muito boa a idéia do vídeo!

Texto Jogo e cena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Texto Jogo e cena disse...

Linda essa música!!!1

Texto Jogo e cena disse...

Amei esse video... .e nem se fala na musica da Marisa Monte.....esse video é de uma serenidade muito grande..!!